Com o futuro do TikTok nos Estados Unidos ainda incerto, as grandes plataformas de mídia social estão correndo para atrair milhões de usuários que podem buscar novas alternativas.
Nesse cenário, o Bluesky anunciou no último domingo (19) o lançamento de um feed personalizado para vídeos verticais dentro de seu aplicativo, marcando sua entrada oficial no mundo dos vídeos curtos.
Agora, o app do Bluesky conta com uma seção de vídeos em alta na aba “Explorar”. Assim como em outras plataformas de vídeos curtos, os usuários podem deslizar para cima para assistir a mais conteúdos.
Além disso, há a opção de fixar o feed na tela inicial ou adicioná-lo à lista de feeds personalizados, reforçando a proposta de personalização da rede. “Precisávamos entrar na onda dos vídeos também. Agora, o Bluesky tem feeds personalizados para vídeos! Assim como qualquer outro feed, você pode escolher fixá-los ou não. O Bluesky é seu para personalizar”, afirmou a empresa em um comunicado.
O Bluesky também destacou o trabalho de desenvolvedores que estão criando alternativas ao TikTok utilizando o AT Protocol, o protocolo descentralizado por trás da plataforma. Entre as opções mencionadas estão o Tik.Blue, Skylight.Social e Bluescreen.Blue, que ainda estão em fases iniciais de desenvolvimento e com programas de testes restritos.
A rede aproveita o momento de incerteza envolvendo não apenas o TikTok, mas também outros apps da ByteDance, como CapCut e Lemon8, para atrair novos usuários e expandir sua base, que ultrapassou a marca de 28 milhões de usuários no último fim de semana.
Outras redes sociais também estão surfando nessa onda. A plataforma X, de Elon Musk, lançou um feed dedicado a vídeos verticais nos EUA, enquanto a Meta anunciou o Edits, um novo aplicativo de edição de vídeos para rivalizar com o CapCut.
