Drones ajudam a mapear sítios arqueológicos no Peru

Renê Fraga
1 min de leitura

Arqueólogos no Peru estão usando aviões militares não tripulados para ajudar a mapear ruínas antigas.

Além da mundialmente famosa Machu Picchu, Peru conta com outros vários milhares de sítios arqueológicos que se tornaram um destino turístico para os visitantes de todo o mundo.

Nos últimos anos, no entanto, alguns desses sites estão sob ameaça de mineiros oportunistas, o que levou as autoridades a encontrar novas maneiras de monitorar e proteger o patrimônio antigo do país.

Normalmente usado para ataques militares e de vigilância, drones são solução ideal para ajudar a estabelecer limites e proteger estes locais de posseiros e garimpeiros.

Com recursos de mapeamento tridimensional, eles também têm sido capazes de fornecer aos arqueólogos novas informações sobre os locais e sítios ainda desconhecidos.

“Com essa tecnologia, somos capazes de fazer em poucos dias o que levava anos para fazer”, disse o arqueólogo Luis Jaime Castillo. “Sempre quis ter uma visão panorâmica do local onde estamos trabalhando.”

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Novidad.es e editor-chefe do Eurisko. Atua há mais de 20 anos com projetos digitais e produção de conteúdo, acompanhando de perto tendências em tecnologia, cultura pop, games, inovação, mobilidade e experiências gastronômicas. No Novidad.es, conecta leitores às novidades que moldam o cotidiano moderno.
Nenhum comentário