OpenAI apresenta Point-E, uma AI que gera modelos 3D

Renê Fraga
1 min de leitura

A OpenAI lançou uma nova IA, chamada Point-E, cujo objetivo é gerar modelos 3D a partir de renderizações e texto.

Embora existam muitas iniciativas importantes em torno do modelo 3D desse tipo, a maioria está unida por uma condição específica: leva muito tempo e recursos para obter uma amostra.

Imagem relacionada a OpenAI apresenta Point-E, uma AI que gera modelos 3D

Um problema que a OpenAI parece não ter com sua inteligência artificial:

[…] um método alternativo para geração de objetos 3D que produz modelos 3D em apenas 1-2 minutos em uma única GPU. Nosso método primeiro gera uma única visualização sintética usando um modelo de difusão de texto para imagem e, em seguida, gera uma nuvem de pontos 3D usando um segundo modelo de difusão que condiciona a imagem gerada.

Assim consome menos recursos e tempo para gerar essas nuvens de pontos 3D que modelam a imagem correspondente, assim como você vê nas imagens acima.

Embora não exija hardware pronto para uso, será necessário ter certos conhecimentos para realizar todo o processo e fazê-lo funcionar em nosso computador.

Quem quiser experimentar, só precisa passar pelo Github para ver o código fonte, exemplos e uma série de instruções para realizar o processo corretamente.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Novidad.es e editor-chefe do Eurisko. Atua há mais de 20 anos com projetos digitais e produção de conteúdo, acompanhando de perto tendências em tecnologia, cultura pop, games, inovação, mobilidade e experiências gastronômicas. No Novidad.es, conecta leitores às novidades que moldam o cotidiano moderno.
Nenhum comentário