Ouça uma rajada de vento em Marte capturada pela sonda Perseverance

Renê Fraga
1 min de leitura

A NASA anunciou que o rover Perseverance capturou o áudio de um redemoinho marciano pela primeira vez.

A questão não envolve apenas ouvir um vórtice extraterrestre; também poderia ajudar os cientistas a entender melhor como a poeira pode afetar futuras missões a Marte.

Os microfones do rover captaram o demônio da poeira em 27 de setembro de 2021. Para o ouvido casual, soa semelhante a um microfone captando uma rajada de vento na Terra, mas os cientistas podem aprender muito mais.

“Conforme o redemoinho de poeira passou pelo Perseverance, pudemos realmente ouvir impactos individuais de grãos no rover”, disse Naomi Murdoch, cientista planetária e autora do novo relatório, ao The Washington Post.

A poeira é um fator significativo no planejamento de missões a Marte. Ele pode corroer os escudos térmicos de uma espaçonave, danificar instrumentos científicos, incapacitar pára-quedas e abafar painéis solares.

Listen to a Martian dust devil hit NASA’s Perseverance rover | Science News
Seguir:
Renê Fraga é fundador do Novidad.es e editor-chefe do Eurisko. Atua há mais de 20 anos com projetos digitais e produção de conteúdo, acompanhando de perto tendências em tecnologia, cultura pop, games, inovação, mobilidade e experiências gastronômicas. No Novidad.es, conecta leitores às novidades que moldam o cotidiano moderno.
Nenhum comentário