A Spotify está adotando medidas mais rígidas para verificar a idade de seus usuários no Reino Unido. Agora, a plataforma exige que as pessoas confirmem sua idade com um documento oficial e uma selfie.
Se o sistema suspeitar que o usuário é menor de idade, pode pedir comprovação adicional. Quem não conseguir validar as informações terá a conta suspensa e, se não regularizar a situação em 90 dias, poderá perdê-la permanentemente.
A regra vale principalmente para quem acessa conteúdo marcado como “18+”. Contas que consomem apenas materiais sem restrição de idade não serão afetadas. No entanto, se a plataforma suspeitar que o usuário tem menos de 13 anos (idade mínima para usar o serviço), a conta pode ser deletada de vez. A Spotify é clara: “Você não pode usar o aplicativo se não atender aos requisitos mínimos de idade”.
O processo de verificação é feito por um sistema terceirizado que usa inteligência artificial para estimar a idade a partir da selfie e cruzar os dados com documentos como passaporte ou carteira de motorista.
Enquanto isso, muitos britânicos estão recorrendo a VPNs para navegar sem restrições, já que o país tem implementado leis mais duras de segurança online – apelidadas de “firewall britânico”.
Essas mudanças fazem parte de uma tendência global de plataformas digitais se adaptarem a regulamentações mais rigorosas. Fica o alerta: se você mora no Reino Unido e usa Spotify, é bom ficar de olho nos e-mails da plataforma para não correr o risco de perder sua conta e suas playlists favoritas!



