Spyware GravityRAT é distribuído através de aplicativos de mensagens

Renê Fraga
1 min de leitura

Pesquisadores da ESET descobriram uma versão atualizada do spyware GravityRAT baseado em Android, que está sendo distribuído através dos aplicativos de mensagens BingeChat e Chatico.

O spyware é uma ferramenta de acesso remoto que foi usado anteriormente em ataques direcionados contra usuários na Índia.

O aplicativo trojanizado BingeChat está disponível para download em um site que o apresenta como um serviço gratuito de mensagens e compartilhamento de arquivos.

Esta versão do GravityRAT foi aprimorada com duas novas capacidades: pode receber comandos para excluir arquivos e exfiltrar arquivos de backup do WhatsApp.

Os aplicativos maliciosos também fornecem funcionalidade de bate-papo legítima com base no aplicativo de mensagens instantâneas OMEMO de código aberto. Ainda não se sabe como as vítimas em potencial foram atraídas para o site malicioso.

A descoberta desta versão atualizada do GravityRAT destaca a ameaça contínua representada por spyware e outras formas de malware.

Os usuários são aconselhados a ter cuidado ao baixar aplicativos de sites de terceiros e a instalar apenas aplicativos de fontes confiáveis, como o Google Play.

Também é recomendado manter os dispositivos atualizados com os últimos patches de segurança e usar uma solução de segurança móvel confiável para se proteger contra malware.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Novidad.es e editor-chefe do Eurisko. Atua há mais de 20 anos com projetos digitais e produção de conteúdo, acompanhando de perto tendências em tecnologia, cultura pop, games, inovação, mobilidade e experiências gastronômicas. No Novidad.es, conecta leitores às novidades que moldam o cotidiano moderno.
Nenhum comentário