TIM é a primeira operadora a usar IA para manutenção preditiva

Renê Fraga
3 min de leitura

A TIM acaba de marcar um novo capítulo na telecomunicação brasileira ao se tornar a primeira operadora a utilizar Inteligência Artificial (IA) para análise preditiva em sua rede.

Com foco em eficiência operacional e melhoria da qualidade dos serviços oferecidos aos clientes, a iniciativa já apresenta resultados impressionantes: mais de 85% de assertividade no modelo de predição.

O que significa maior precisão nas intervenções preventivas, redução de falhas operacionais, otimização de custos e, claro, uma rede mais confiável para todos os usuários.

Inovação que antecipa problemas e garante qualidade

Atualmente, 100% da infraestrutura de acesso da TIM conta com o suporte da IA para prever ações de manutenção. Segundo Marco Di Costanzo, CTO da TIM Brasil, a operadora está inovando mais uma vez ao integrar a IA na gestão da rede.

“Com a inteligência artificial, conseguimos antecipar possíveis falhas, otimizar custos e garantir que nossa rede, já reconhecida como a maior e melhor do país, continue oferecendo cobertura de alta qualidade de forma contínua”, destaca.

A tecnologia tem sido essencial para transformar ações corretivas em preditivas, reduzindo em 15% a necessidade de intervenções corretivas.

Desenvolvimento interno e foco no cliente

Todo o algoritmo por trás dessa revolução foi desenvolvido internamente pela TIM. Auana Mattar, CIO da TIM Brasil, reforça o compromisso da empresa com a inovação:

“Estamos acelerando o uso da IA para impulsionar a eficiência da rede e identificar novas oportunidades. Já mapeamos mais de 100 casos de uso de IA e GenAI na companhia, e nosso objetivo é ser referência internacional, sempre colocando o cliente em primeiro lugar”.

Além disso, a operadora investiu na capacitação de mais de mil técnicos de campo nos últimos seis meses, além de lançar a AI Academy, uma academia corporativa que já treinou mais de 10 mil colaboradores em todo o país.

IA também no atendimento: mais humanização e satisfação

A TIM não para por aí. Outro exemplo de sucesso no uso de IA é a assistente virtual TAIS (TIM Artificial Intelligence System), criada em 2020.

Com uma assertividade média de 76% na compreensão do contexto das conversas em chatbots, a TAIS já realizou mais de 158 milhões de interações, oferecendo respostas mais humanizadas e ágeis aos clientes.

A empresa registrou um aumento de 15,7% no nível de satisfação com o atendimento humano em apenas um ano.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Novidad.es e editor-chefe do Eurisko. Atua há mais de 20 anos com projetos digitais e produção de conteúdo, acompanhando de perto tendências em tecnologia, cultura pop, games, inovação, mobilidade e experiências gastronômicas. No Novidad.es, conecta leitores às novidades que moldam o cotidiano moderno.
Nenhum comentário