Parece que a Valve está de olho em uma nova aventura no mundo dos consoles! De acordo com um relatório recente do HandleDeck.com, a empresa estaria trabalhando em drivers para as placas de vídeo AMD Radeon RX 9070, baseadas na arquitetura RDNA4.
O que chama a atenção é que essa tecnologia foi projetada para GPUs de desktop, o que levanta a possibilidade de a Valve estar planejando um novo console de mesa sob a marca Steam.
Seria uma espécie de sucessor espiritual das famosas (e fracassadas) Steam Machines? A especulação está no ar!
O sucesso estrondoso do Steam Deck, o portátil da Valve, mostrou que há um mercado ávido por dispositivos de jogos baseados em PC. A recepção positiva do público pode ter motivado a empresa a tentar novamente conquistar o espaço dos consoles domésticos.
Afinal, por que não expandir o ecossistema Steam para além dos portáteis? O relatório sugere que a Valve estaria desenvolvendo consoles de mesa com licença SteamOS, e o fato de estarem trabalhando em drivers para a RX 9070 indica que essa poderia ser a GPU principal do novo dispositivo.
No entanto, antes que a empolgação tome conta, é bom manter os pés no chão. O relatório também levanta a possibilidade de esses drivers serem destinados a suportar uma GPU externa para o Steam Deck 2.
O que significaria que a Valve estaria focada em aprimorar seu portátil, em vez de lançar um console de mesa. De qualquer forma, a empresa parece estar explorando novas fronteiras no mundo dos games, e isso é motivo suficiente para ficarmos de olho.
Para quem não se lembra, há quase uma década, a Valve tentou revolucionar o mercado de consoles com as Steam Machines.
A ideia era oferecer uma alternativa para os jogadores acessarem suas bibliotecas da Steam diretamente na TV, desafiando o domínio de Sony, Microsoft e Nintendo. Infelizmente, o projeto não decolou, e as Steam Machines foram descontinuadas em 2018.



